Educação e mobilidade. O caminho até a escola.

O Carona a pé desenvolve um trabalho pioneiro dentro da temática da mobilidade e infância. Esse encontro tem como objetivo guiar os passos e os olhares, sobre a lógica do pedestre, e gerar reflexões sobre o quanto os estudantes crescem, aprendem, socializam e acessam a cidade em seus deslocamentos diários. Realização: Carona a pé Local: […]

Leia mais

Aulas eletivas

Dentro do currículo do ensino integral as disciplinas eletivas ocupam um lugar central no que tange à diversificação das experiências escolares, oferecendo um espaço privilegiado para a experimentação, a interdisciplinaridade e o aprofundamento dos estudos. Por meio delas é possível propiciar o desenvolvimento das diferentes linguagens – plástica, verbal, matemática, gráfica e corporal –, além […]

Leia mais

Materiais pedagógicos acessíveis

Oficina para conhecer a proposta dos FabLabs Livres da Prefeitura de São Paulo, uma rede de laboratórios públicos que são verdadeiros espaços de criatividade, aprendizagem colaborativa e inovação, disponíveis a qualquer educador. Teremos a oportunidade de experimentar os equipamentos disponíveis no FabLab, como cortadora a laser, impressora 3D, fresadora e arduinos; trocar ideias sobre desenho […]

Leia mais

Educação integral: o papel do diálogo e das interações na formação de leitores.

“É preciso toda uma aldeia para educar uma criança“. Uma oficina sobre a importância do vínculo, do diálogo e da construção coletiva de significados para a compreensão leitora a partir da vivência de uma tertúlia dialógica*. Com essa experiência como pano de fundo, vamos apresentar alguns resultados do Programa Myra, que promove mediação de leitura com […]

Leia mais

Educação integral e currículo escolar

No desenvolvimento da discussão será destacado que a educação integral transcende os objetivos de ampliação do tempo escolar e da oferta de novas atividades em espaços internos ou externos à escola. Argumenta-se a favor de um projeto de escola que expresse a intenção de realizar uma proposta pedagógica não fragmentada e construir um currículo integrado, […]

Leia mais

Olhar integral para as infâncias pelas lentes do cinema

Debater a perspectiva integral das infâncias a partir da experiência audiovisual e da pesquisa sobre o ser criança em diferentes contextos culturais. Realização: Instituto Alana Local: Unibes Cultural. Rua Oscar Freire, 2500 – Pinheiros, São Paulo. Horário: 14h às 17h.

Leia mais

Território educativo e educação integral

Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de experimentar e discutir os princípios e práticas da educação integral no reconhecimento do potencial educativo dos territórios. Realização : Cidade Escola Aprendiz Local: Instituto Tomie Ohtake. Rua Coropé, 88 – Pinheiros (a 600m da Estação Faria Lima do Metrô – Linha 4 amarela), São Paulo. Horário: 10h às […]

Leia mais

O que a escola pode aprender com a cidade e o que a cidade pode aprender com a escola?

O encontro visa explorar as diversas relações pedagógicas construídas a partir da colaboração entre instituições culturais e escola, fomentando a discussão acerca dos conceitos de educação integral e território educativo. Serão apresentados, como estímulo ao debate, vídeos sobre alguns projetos selecionados pelo Prêmio Territórios, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake em parceria com a Secretaria Municipal […]

Leia mais

Utilizamos cookies e outras tecnologias proprietárias e de terceiros para operar corretamente e com segurança o nosso site e personalizar o seu conteúdo. Nós também os usamos para analisar sua experiência de navegação e para adaptar a publicidade aos seus gostos e preferências. Política de cookies

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos